Produtos
  • Enviar
  • Imprimir
  • Favoritos
  • R.S.S.
Cimentos especiais

Cimento para poços de petróleo

 

Os cimentos para poços de petróleo são utilizados na produção e exploração de petróleo e gás, tanto em terra quanto no mar. Um poço típico pode estar a milhares de metros de profundidade e ter até três metros de largura. Sua estrutura é feita com tubos de metal, que são envolvidos com uma mistura especial de pasta de cimento que preenche o espaço entre as faces interna e externa da parede do poço.        

 

Em função da complexidade da aplicação e das condições extremas de temperatura e pressão, o cimento deve ser minuciosamente projetado para atender aos requisitos de resistência a sulfatos, tempo de espessamento, alta durabilidade, baixa viscosidade, água livre (capacidade de manter a água na mistura) e resistência mecânica, entre outros. Um dos itens mais importantes é a regularidade entre as bateladas, que oferece uma previsibilidade maior na formulação da pasta de cimento, garantindo menores custos e maior confiança nas operações.    

 

O cimento para poços de petróleo produzido pela Lafarge é o material base para a fabricação de uma pasta complexa que é bombeada para o interior do tubo de metal do poço e forçada a voltar para a superfície, preenchendo os espaços entre o tubo e as paredes do poço.

 

O cimento para poços de petróleo da Lafarge é testado em conformidade com os requisitos da API Spec 10A, NBR 9831, além dos próprios requisitos do Grupo Lafarge, que mantém padrões rígidos baseados nas melhores práticas mundiais.

 

A Lafarge é líder de mercado na produção de cimento para poços de petróleo no mundo. No Brasil, o cimento para poços de petróleo da Lafarge é produzido na unidade de Cantagalo, na Região Serrana do Rio de Janeiro.

  • Enviar
  • Imprimir
  • Favoritos
  • R.S.S.

Cimento especial para poços de petróleo

A fábrica de Cantagalo recebeu o selo do Instituto Americano do Petróleo (API), certificando que a unidade está apta a produzir cimento para poços de petróleo, atendendo aos mais altos padrões da indústria petrolífera.     

LafargeHolcim. Cement, aggregates, Concrete.