Nossas prioridades
  • Enviar
  • Imprimir
  • Favoritos
Saúde & Segurança

Segurança é uma prioridade absoluta para o Grupo e a Lafarge Brasil. A empresa possui uma rigorosa política de segurança, incentiva o comportamento seguro em suas unidades e almeja ser uma das empresas líderes em segurança de seu setor. No Brasil, a Lafarge também participa de programas de saúde e segurança públicos que beneficiam seus empregados e comunidades locais.

Segurança: a prioridade absoluta

Segurança é a prioridade absoluta para a Lafarge, que almeja ser um dos grupos industriais líderes neste quesito. No Brasil, a empresa trabalha fortemente para intensificar a cultura de segurança junto a todos os seus empregados, contratados e terceiros, dentro e fora de suas unidades.

 

A Lafarge Brasil implantou uma série de medidas para reduzir a freqüência e a gravidade dos acidentes relacionados ao trabalho, incluindo:

 

- treinamentos técnicos e comportamentais, visando a adoção de atitudes seguras no dia-a-dia,

- ações educativas e de conscientização regulares, envolvendo empregados, parceiros comerciais e os transportadores que integram a cadeia de distribuição da empresa,

- auditorias internas de atitude e comportamento buscando eliminar desvios e tornar o ambiente de trabalho cada vez mais seguro.

 

 

Através do monitoramento intenso e da administração contínua da Saúde e Segurança, a Lafarge Brasil vem melhorando efetivamente as condições de trabalho e qualidade de vida dos seus empregados. Também participa de programas de saúde pública que beneficiam seus empregados e as comunidades locais. A Lafarge almeja ser uma das empresas líderes em segurança de seu setor e incentiva o comportamento seguro e um objetivo comum: zero acidente.

Auditorias de Atitude e Comportamento – Unidade Arcos

Auditorias de Atitude e Comportamento – Unidade Arcos

Melhorando a segurança no trabalho para todos

Para atingir o objetivo de zero acidente, a Lafarge Brasil:

  • informa os empregados, contratados e terceiros dos riscos relacionados ao trabalho e fornece treinamento apropriado,
  • supervisiona sistematicamente o cumprimento das regras de segurança,
  • implementou procedimentos de reporte de incidentes e pratica auditorias regulares,
  • identifica e comunica as melhores práticas, para que sejam adotadas em todas as unidades de trabalho.

Saúde e segurança

Todos os empregados da Lafarge estão comprometidos em respeitar um conjunto de regras para assegurar os níveis máximos de saúde e segurança.

 

Esse comprometimento permite que a empresa reúna em seu ambiente de trabalho uma equipe interna sempre atenta às normas de segurança, bem como um grupo de fornecedores e prestadores de serviço alinhados a um objetivo comum: zero acidente.

 

Um exemplo desse comprometimento é o trabalho realizado pela Del Pozo, fornecedor responsável pelo transporte de cimento da fábrica de Cantagalo (RJ) para os depósitos do Rio de Janeiro. Em parceria com a Lafarge, a empresa desenvolveu um programa composto por palestras sobre direção defensiva, prevenção de acidentes, conscientização do uso dos equipamentos de proteção, segurança nos depósitos e na carga e descarga de caminhões, alcoolismo e drogas.

 

As palestras são realizadas por profissionais da área de segurança da Lafarge na filial da Del Pozo, no Rio, e todos os motoristas devem cumprir 50 horas de treinamento por ano. Ainda dentro do programa, são realizados treinamentos estruturais admissionais para todos os novos motoristas afim de inseri-los na cultura de segurança. Com esse treinamento, a Del Pozo conseguiu reduzir em 50% o número de acidentes.

 

Os programas de conscientização e certificação em segurança não apenas os motoristas dos caminhões, carretas e betoneiras, que realizam diariamente milhares de viagens transportando seus produtos, mas também os motoristas das cooperativas de táxi que atendem aos empregados da empresa.

 

Em 2008, mais de 800 motoristas de táxi de cooperativas do Rio de Janeiro e Minas Gerais passaram por este treinamento, no qual receberam informações sobre as regras de segurança da empresa e responsabilidades para com os passageiros. Cada um deles recebeu um adesivo para ser fixado no pára-brisas, confirmando a sua certificação.

 

Cuidados com a saúde dos empregados

A saúde de nossos empregados é importante para o nosso sucesso. O programa de saúde ocupacional da empresa em vigor em todo o mundo inclui exames médicos regulares que seguem, no mínimo, a legislação local.

 

No Brasil, a empresa mantém o programa "Mais Saúde", que inclui palestras e campanhas de informação, conscientização e mobilização, que contribuem para a manutenção da saúde do empregado e para o equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho.

 

Anualmente é realizado um mapeamento da saúde dos empregados, feito por uma empresa especializada em gestão de saúde, e com esse resultado é definida a agenda de trabalho do ano. A programação inclui diversos temas, como sedentarismo, hipertensão arterial, estresse, câncer, doenças sexualmente transmissíveis, reeducação alimentar, bom humor / atitude positiva, obesidade, avaliação postural e doenças respiratórias.

 

A Lafarge apóia campanhas de esclarecimento promovidas pelo governo, como as de combate à dengue, e mantém uma parceria com o SESI no projeto Indústria Saudável, que faz um levantamento das condições de saúde dos empregados e contratados das fábricas da Lafarge e orienta os trabalhadores sobre hábitos saudáveis.

Zero acidentes e saúde 100%

Para atingir a meta de zero acidentes no Brasil, a Lafarge não poupa esforços. Além de seus programas internos, a empresa participa de programas de segurança públicos, promovidos por entidades ou órgãos governamentais que contribuam para aumentar a conscientização de empregados e comunidades locais.

 

Em 2008 a Lafarge apoiou a Semana Nacional de Segurança com Energia Elétrica, realizada pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), de 3 e 9 de novembro, em todo o Brasil. A Lafarge recebeu técnicos da área de energia em suas unidades para palestras aos empregados e suas equipes comerciais distribuíram cartazes e cartilhas educativas aos clientes e canteiros de obras atendidos pela empresa, sobre os cuidados que devem ser tomados com a rede elétrica durante a realização de obras. 

  • Enviar
  • Imprimir
  • Favoritos

Sustentabilidade da construção

Incentivo a obras ecologicamente corretas

Os desafios da construção sustentável envolvem todos os que atuam no setor de construção civil. A preocupação que a Lafarge tem com o meio ambiente se reflete no apoio a estudos e pesquisas que possibilitem a criação de métodos construtivos sustentáveis.

LafargeHolcim. Cement, aggregates, Concrete.