Últimas notícias / releases
  • Enviar
  • Imprimir
  • Favoritos

Data 20/05/2009

Grupo Lafarge atinge primeiro objetivo de redução de emissão de CO2 e renova parceria com a WWF

 

 

 

 

O Grupo Lafarge superou com dois anos de antecedência a meta de reduzir em 10% suas emissões de CO2 nos países industrializados, em comparação aos índices de 1990, e alcançou uma redução de 12,5% nessas regiões. O segundo objetivo é reduzir em 20% as emissões de CO2 por tonelada de cimento produzida até 2010, também em comparação ao ano de 1990. No Brasil, a empresa reduziu 29% das emissões de CO2, em 2008, antecipando a meta mundial do grupo. Contribuíram para esta marca o uso de biomassas como combustíveis, a adição de escória siderúrgica no processo produtivo e o coprocessamento, técnica que permite o uso de resíduos industriais em substituição aos combustíveis e matérias-primas usadas na fabricação de cimento.

                                                

Estas ações fazem parte de um compromisso público firmado pela Lafarge com a WWF, maior ONG ambientalista mundial, em 2000, e que acaba de ser renovado por mais quatro anos. Além da redução de emissão de CO2, a parceria prevê um plano de reabilitação para todas as jazidas minerais e a implementação de indicadores ambientais.  

 

A Lafarge tem se comprometido em reduzir o impacto ambiental de suas operações e tem avançado significativamente nessa área com o contínuo aprimoramento do consumo energético de suas fábricas; a expansão da técnica de coprocessamento permitindo o uso de resíduos como plásticos, papéis, borrachas, resíduos oleosos e pneus usados, em substituição aos combustíveis e matérias-primas usadas na produção de cimento; a adição de sub-produtos industriais como a escória siderúrgica que substituem o clínquer, mineral artificial fabricado nos fornos de cimento, entre outras ações.

 

No Brasil, a Lafarge é a primeira indústria de cimento a coprocessar resíduos urbanos e a reaproveitar resíduos de gesso da construção civil na fabricação de cimento. Somente em 2008, a empresa reaproveitou 800 mil toneladas de escória siderúrgica e coprocessou 125 mil toneladas de resíduos de outras indústrias.  

 

 

Sobre a Lafarge

 

O Grupo Lafarge é líder mundial em materiais de construção, com posições de destaque em todas as suas atividades: Cimento, Concreto, Agregados e Gesso. Com 84 mil empregados em 79 países, no Brasil a empresa possui 1,2 mil empregados e unidades industriais nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco. Na área de Cimento, a Lafarge conta com fábricas nas cidades de Arcos, Matozinhos, Montes Claros e Santa Luzia, em Minas Gerais, e Cantagalo, no Rio de Janeiro.

 

Em 2009, pelo quinto ano consecutivo, a Lafarge esteve presente na lista das 100 empresas mais sustentáveis do mundo, a Global 100, criada pela Innovest Strategic Value Advisores, em parceria com a revista canadense Corporate Knights. Com o know how de uma indústria líder em materiais de construção, a empresa coloca a inovação no centro de suas prioridades, contribuindo para a  sustentabilidade da construção civil e para o desenvolvimento de projetos arquitetônicos criativos.

Ferramentas

Cadastrar:
Favoritos:
  • Enviar
  • Imprimir
  • Favoritos

Pesquisa & Inovação

Uma prioridade da Lafarge

Veja o que a Lafarge tem feito na área de Pesquisa & Inovação no setor de materiais de construção. 

LafargeHolcim. Cement, aggregates, Concrete.