Últimas notícias / releases
  • Enviar
  • Imprimir
  • Favoritos

Data 05/02/2010

Lafarge fornece concreto para o novo viaduto na BR-040

 

 

 

 

 

 

A Lafarge forneceu 11.800 m3 de concreto para a construção do Viaduto Márcio Rocha Martins, no km 592 da BR-040, que liga Belo Horizonte ao Rio de Janeiro. Erguido para substituir o  Viaduto Vila Rica, também conhecido como Viaduto das Almas, o novo projeto teve a segurança como um fator-chave. O antigo pontilhão, em funcionamento desde 1957, registra alto índice de acidentes devido ao trecho que apresenta uma curva fechada a 30 metros do solo.

Com 450 metros de extensão, o Viaduto Márcio Rocha Martins é 70% mais comprido que o antigo para viabilizar um traçado reto, diminuindo os riscos para os motoristas. A largura também foi adequada ao intenso tráfego de veículos e caminhões da rodovia, comportando uma faixa de rolamento em cada direção, separadas por mureta, totalizando 21 metros, enquanto o Viaduto das Almas tinha apenas 8,5 metros em uma pista de mão dupla.

Para atender à demanda da construção, a Lafarge instalou no local uma usina móvel capaz de produzir 40 m3 de concreto por hora, com acompanhamento técnico em tempo integral. Devido às especificidades e da dimensão da obra, foi aplicado um produto diferenciado, com alta resistência inicial, o que reduziu a um quarto o tempo de enrijecimento da estrutura. Em função desta inovação, em uma semana era alcançada a resistência que o cimento comum atinge apenas no 28º dia, otimizando o cronograma das concretagens.

Localizado em um vale entre os municípios de Itabirito e Congonhas na Região Central de Minas Gerais, a cerca de 50km de Belo Horizonte, o Viaduto Márcio Rocha Martins está erguido a 60 metros de altura sobre a nascente de um córrego, exigindo cuidados específicos durante a construção para evitar danos ambientais. Após três anos de obra, totalizando um investimento de R$ 40 milhões, o Viaduto tem inauguração prevista para o final de fevereiro, quando se concluem os trabalhos de ligação à rodovia.

 

Contatos

 

Fernanda Castelo Branco

(21) 3804-3210

fcastelobranco@publicom.com.br

fernanda.castelo@lafarge.com

 

Ferramentas

Cadastrar:
Favoritos:
  • Enviar
  • Imprimir
  • Favoritos

Pesquisa & Inovação

Uma prioridade da Lafarge

Veja o que a Lafarge tem feito na área de Pesquisa & Inovação no setor de materiais de construção. 

LafargeHolcim. Cement, aggregates, Concrete.