Últimas notícias / releases
  • Enviar
  • Imprimir
  • Favoritos

Data 30/03/2010

Estação de reciclagem em Nova Iguaçu garante destinação correta de pneus usados

 

 

 

 

  

 

A Lafarge, empresa líder mundial em materiais de construção, e a CBL Reciclagem, empresa pioneira no segmento de reciclagem de pneus no Brasil, receberam nesta terça-feira, dia 30 de março, a licença da Prefeitura de Nova Iguaçu para operação de uma estação de reciclagem de pneus no município. Com um investimento de R$ 2 milhões, esta será a primeira unidade de destinação correta de pneus no Grande Rio. Em um ano, a estação de Nova Iguaçu deve triturar 2,4 milhões de pneus - o que corresponde a mais de 50% do volume gerado em toda a região.

O objetivo é aproveitar pneus descartados como fonte de energia para o processo de produção de cimento. Os pedaços de borracha abastecerão a fábrica da Lafarge em Cantagalo,  no Centro Norte Fluminense, substituindo combustíveis fósseis e contribuindo para a preservação do meio ambiente. "Cerca de 12% da energia utilizada na fábrica virá dos pneus triturados na estação de reciclagem de Nova Iguaçu. Além de oferecer uma destinação correta ao material descartado, diminuímos o nosso consumo de recursos naturais não-renováveis", conta Francisco Leme, diretor da Ecoprocessa, empresa do Grupo Lafarge especializada na gerência de resíduos para coprocessamento.

Com capacidade para triturar 10 toneladas por hora, o equivalente a 2 mil pneus de carros de passeio, a estação ocupa uma área de 5 mil m2 e possui sistema de aproveitamento água da chuva. Para sua operação, serão gerados 10 empregos diretos, além de 20 indiretos para serviços como o de transporte.

Os pneus serão trazidos dos sete Ecopontos distribuídos pelo estado do Rio de Janeiro, locais de captação que recebem os descartes de transportadoras, lojistas e borracharias. A Lafarge também está firmando parceria com a prefeitura de Nova Iguaçu para receber os pneus recolhidos em campanhas de combate à dengue: "Quando abandonados, servem como local de procriação de mosquitos e outros vetores de doenças, além de representarem um risco constante de incêndio", diz Francisco Leme.

O coprocessamento da borracha na fábrica de cimento permite que o material seja destruído a 1500ºC sem deixar resíduos - mesmo as cinzas são incorporadas ao processo produtivo.

Um equipamento do mesmo tipo está em funcionamento na unidade da Lafarge em Matozinhos (MG) desde janeiro de 2009, tendo triturado 2,27 milhões de pneus - o que significa uma economia de 351.540 toneladas de CO2 em 14 meses.


Informações complementares

 

A Lafarge é líder mundial em materiais de construção, com posições de destaque em todas as suas atividades: Cimento, Concreto & Agregados e Gypsum (Gesso). Com mais de 78 mil empregados em 78 países, a empresa registrou um faturamento de 15,9 bilhões de Euros em 2009.

Em 2010, pelo sexto ano consecutivo, a Lafarge figurou na lista das "100 Empresas mais Sustentáveis do Mundo". Em seu centro de pesquisas de materiais de construção pioneiro no mundo, a Lafarge coloca a inovação no centro das suas prioridades, contribuindo para a sustentabilidade da construção civil e a criatividade arquitetônica.

Presente no Brasil desde 1959, a Lafarge tem aproximadamente 1,2 mil empregados e um parque industrial distribuído nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco. Na divisão Cimento, a empresa conta com fábricas nas cidades de Arcos, Matozinhos,  Montes  Claros e Santa Luzia, em Minas Gerais; e em Cantagalo, no  Rio  de  Janeiro.  No  Concreto,  a  empresa possui 52 unidades nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Para a produção de Agregados,  conta  com três áreas de mineração de grande porte, no Rio de Janeiro  e em  São  Paulo. Na divisão  Gesso são duas fábricas em Pernambuco, nas cidades de Petrolina e Araripina.

A CBL Reciclagem é empresa pioneira no segmento de reciclagem de pneus e produtos de borracha em geral. Fundada em 1988, investe em tecnologia para oferecer novas formas de reutilização para borrachas no ciclo final de vida, minimizando impactos ao meio ambiente. Atua nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul e agora também no Rio de Janeiro.

 

 

Contatos

Publicom Assessoria de Imprensa

 

Adriana Baggio

(21) 2543-3388

abaggio@publicom.com.br

 

Fernanda Castelo Branco

(21) 3804-3210

fcastelobranco@publicom.com.br

fernanda.castelo@lafarge.com

 

Ferramentas

Cadastrar:
Favoritos:
  • Enviar
  • Imprimir
  • Favoritos

Pesquisa & Inovação

Uma prioridade da Lafarge

Veja o que a Lafarge tem feito na área de Pesquisa & Inovação no setor de materiais de construção. 

LafargeHolcim. Cement, aggregates, Concrete.