Últimas notícias / releases
  • Enviar
  • Imprimir
  • Favoritos

Data 26/04/2010

Lafarge excede meta de de redução global de emissões de CO2

A Lafarge, líder mundial em materiais de construção e presente no Brasil há 50 anos, ultrapassou sua meta de redução de emissões de CO2 com um ano de antecedência. O compromisso assumido há dez anos com a WWF Internacional previa redução das emissões globais por tonelada de cimento em 20% entre 1990 e 2010. Ao final de 2009, o Grupo já tinha reduzido as suas emissões em 20,7%.

Entre as 78 filiais da Lafarge no mundo, a unidade brasileira está entre as mais avançadas em relação aos compromissos de sustentabilidade: no último ano, registrou uma redução de 25% nas emissões de CO2. Um dos principais motivos para este avanço é a utilização do coprocessamento, técnica que permite a destruição de resíduos industriais e substitui ao mesmo tempo parte do combustível e de matérias primas necessárias para a fabricação de cimento.

Além da redução de CO2, outros compromissos do Grupo Lafarge são a recuperação das jazidas minerais, manutenção da biodiversidade local e a criação de indicadores ambientais para avaliar a performance da empresa em diversas áreas, entre elas, o consumo de água, consumos energéticos, revegetação, investimentos em meio ambiente e treinamento ambiental.

Em paralelo, a Lafarge tem intensificado suas atividades de pesquisa e desenvolvimento, contando com uma equipe de mais de 120 pesquisadores e técnicos para criar produtos e soluções que possam contribuir para a sustentabilidade na construção civil.

Ao longo dos últimos cinco anos, a empresa investiu mais de 800 milhões de euros na redução da "pegada ambiental" de suas fábricas de cimento. Na Europa, a Lafarge, assim como outros grupos industriais, está sujeita ao sistema ETS (European Trading Scheme) que foi criado em 2005 para incentivar os fabricantes a iniciar ou prosseguir com os seus esforços em reduzir suas emissões de CO2. Em 2009, o Grupo teve superávit de suas quotas de carbono no valor de 140 milhões de euros.

 

 

Informações complementares

 

A Lafarge é líder mundial em materiais de construção, com posições de destaque em todas as suas atividades: Cimento, Concreto & Agregados e Gypsum (Gesso). Com mais de 78 mil empregados em 78 países, a empresa registrou um faturamento de 15,9 bilhões de Euros em 2009. Em 2010, pelo sexto ano consecutivo, a Lafarge figurou na lista das "100 Empresas mais Sustentáveis do Mundo". Em seu centro de pesquisas de materiais de construção pioneiro no mundo, a Lafarge coloca a inovação no centro das suas prioridades, contribuindo para a sustentabilidade da construção civil e a criatividade arquitetônica.

Presente no Brasil desde 1959, a empresa tem aproximadamente 1,2 mil empregados e um parque industrial distribuído nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco. Na  divisão  Cimento,  a  Lafarge conta com fábricas nas cidades de Arcos, Matozinhos,  Montes  Claros e Santa Luzia, em Minas Gerais; e em Cantagalo, no  Rio  de  Janeiro.  No  Concreto,  a  empresa possui 52 unidades nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Para a produção de Agregados,  conta  com três áreas de mineração de grande porte, no Rio de Janeiro  e em  São  Paulo. Na divisão  Gesso são duas fábricas em Pernambuco, nas cidades de Petrolina e Araripina.

 

 

 

 

 

 

Contatos

Publicom Assessoria de Imprensa

 

Adriana Baggio

(21) 2543-3388

abaggio@publicom.com.br

 

Fernanda Castelo Branco

(21) 3804-3210

fcastelobranco@publicom.com.br

fernanda.castelo@lafarge.com

 

Ferramentas

Cadastrar:
Favoritos:
  • Enviar
  • Imprimir
  • Favoritos

Pesquisa & Inovação

Uma prioridade da Lafarge

Veja o que a Lafarge tem feito na área de Pesquisa & Inovação no setor de materiais de construção. 

LafargeHolcim. Cement, aggregates, Concrete.