Últimas notícias / releases
  • Enviar
  • Imprimir
  • Favoritos

Data 23/02/2010

Lafarge desenvolve Projetos de Sustentabilidade

LAFARGE DESENVOLVE PROJETOS DE SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

 

 

Toda a cadeia produtiva da Lafarge - líder mundial em materiais de construção, com posições de destaque em todas as suas atividades: Cimento, Concreto, Agregados e Gesso - acontece hoje sob o conceito da sustentabilidade.

Mais de 10% do total de energia consumida pelo Grupo vem de combustíveis alternativos que substituem os combustíveis fósseis. No Brasil esse percentual beira os 20%.

 

No processo de fabricação do cimento, desde 2008 a Lafarge Cimento reaproveita resíduos de gesso da construção civil como matéria-prima para fabricação do insumo. Esta prática, além de não interferir na qualidade ou no processo produtivo do cimento, possibilita a preservação de recursos naturais, e, ao mesmo tempo, evita que os resíduos sejam depositados em aterros sanitários. "Mil toneladas de resíduos de gesso são reaproveitadas pela Lafarge mensalmente", diz Wedson Oliveira, gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Lafarge Cimento.

 

Para a produção de gesso e chapas para drywall, a Lafarge Gypsum também aposta na sustentabilidade. Na fábrica de Araripina, em Pernambuco, que produz gesso em pó, massas e colas para o sistema rywall (chapas de gesso estruturadas em perfis metálicos para paredes e forros), todo o material excedente gerado pela unidade é destinado à fabricação de blocos do material, comuns na construção de casas da região. "Com esta ação, a Lafarge Gypsum reduziu a zero a geração de resíduos estocados na unidade", afirma Luciana Campos, gerente da fábrica.

 

Quanto à emissão de poluentes, a fábrica de Araripina tem como princípio fundamental a não utilização de lenha, como elemento combustível, preservando assim os recursos naturais do sertão pernambucano. Em contrapartida, a Lafarge Gypsum experimenta continuamente o uso de combustíveis alternativos, visando reduzir ao máximo o impacto ambiental. "Já testamos, com muito sucesso, a utilização de biocombustíveis. O desenvolvimento desta nova fonte de energia já nos permite dizer que teremos um futuro melhor, em termos de qualidade do ar e proteção ao meio ambiente", enfatiza Mario Castro, presidente da Lafarge Gypsum.

 

Eficácia energética e redução de emissão de CO2
Segundo estudos do Grupo Lafarge, as construções são responsáveis por aproximadamente 40% da energia utilizada na maior parte dos países. E esse consumo aumenta consideravelmente em países com um crescimento imobiliário rápido como o Brasil. Para amenizar os impactos ambientais provenientes da construção civil, a empresa tem como prioridade incentivar obras ecologicamente corretas e contribuir com sua expertise no desenvolvimento de produtos socialmente responsáveis.


O sistema drywall da Lafarge Gypsum é exemplo de produto que contribui para a redução do consumo de energia nas construções de empreendimentos residenciais ou comerciais, ao possibilitar aos projetos arquitetônicos bom isolamento térmico e acústico, além de uma menor geração de resíduos (apenas 5% do seu material se transforma em resíduo, que pode ser completamente reciclado).

 

Esta postura do Grupo Lafarge, preocupada em inserir a sustentabilidade na gestão do seu negócio, levou a empresa a liderar com a United Technologies Corporation o projeto Eficiência Energética em Construções, realizado pelo Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável - WBCSD, sigla em inglês. A Lafarge também é co-fundadora do Comitê de Sustentabilidade do Cimento do WBSCD e uniu forças com outras 17 indústrias cimenteiras para identificar ações que possam ser aplicadas pelas empresas para acelerar o processo de desenvolvimento sustentável na indústria cimenteira.

 

Desde 2000, a Lafarge desenvolve também parceria com a WWF (World Wildlife Fund), maior ONG ambientalista mundial, em um compromisso público que prevê a redução de emissões de CO2 por tonelada de cimento produzida. No Brasil, a empresa já reduziu 30% das emissões de CO2 desde 1990. Contribuíram para esse avanço o uso de biomassas que são neutras em emissão de CO2 e o coprocessamento, técnica que permite o uso de resíduos industriais, como plásticos, papéis, borrachas, resíduos oleosos e pneus usados, como combustível e matéria-prima para a fabricação de cimento.


SOBRE A LAFARGE GYPSUM
Desde 1995 no mercado brasileiro, a Lafarge Gypsum é referência de tecnologia e qualidade em sistemas drywall. Possui no país uma ampla rede autorizada de empresas de montagem e distribuidores que oferecem uma gama completa de chapas, perfilados metálicos, materiais para acabamento, fixações e acessórios.


SOBRE A LAFARGE

A Lafarge é líder mundial em materiais de construção, com posições de destaque em todas as suas atividades: Cimento, Concreto & Agregados e Gypsum (Gesso). Com mais de 78 mil empregados em 78 países, a empresa registrou um faturamento de 15,9 bilhões de Euros em 2009.

Em 2010, pelo sexto ano consecutivo, a Lafarge figurou na lista das "100 Empresas mais Sustentáveis do Mundo". Em seu centro de pesquisas de materiais de construção pioneiro no mundo, a Lafarge coloca a inovação no centro das suas prioridades, contribuindo para a sustentabilidade da construção civil e a criatividade arquitetônica.

 

Presente no Brasil desde 1959, a empresa tem aproximadamente 1,2 mil empregados e um parque industrial distribuído nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco. Na divisão Cimento, a Lafarge conta com fábricas nas cidades de Arcos, Matozinhos, Montes Claros e Santa Luzia, em Minas Gerais; e em Cantagalo, no Rio de Janeiro. No Concreto, a empresa possui 52 unidades nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Para a produção de Agregados, conta com três áreas de mineração de grande porte, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Na divisão Gesso são duas fábricas em Pernambuco, nas cidades de Petrolina e Araripina.

 

Informações adicionais sobre a Lafarge podem ser obtidas no website www.lafarge.com.br

 

 

 

 

 

Ferramentas

Cadastrar:
Favoritos:
  • Enviar
  • Imprimir
  • Favoritos

Pesquisa & Inovação

Uma prioridade da Lafarge

Veja o que a Lafarge tem feito na área de Pesquisa & Inovação no setor de materiais de construção. 

LafargeHolcim. Cement, aggregates, Concrete.