Últimas notícias / releases
  • Enviar
  • Imprimir
  • Favoritos

Data 20/07/2010

Lafarge expande suas atividades para o Nordeste e Centro-Oeste

 

Com as novas unidades, empresa passa a estar entre os 3 maiores grupos cimenteiros do Brasil.

 

A partir desta terça-feira, 20 de julho, a Lafarge - líder mundial na fabricação de materiais de construção - assume a operação de duas unidades de cimento no Nordeste (fábrica de Caaporã, na Paraíba, e a estação de moagem de Candeias, na Bahia) e uma no Centro-Oeste (estação de moagem de Cocalzinho, em Goiás), além de três centros de distribuição nestas regiões. A aquisição dos ativos foi resultado da venda de sua participação de 17,28% no grupo português Cimpor, realizada em 3 de fevereiro deste ano, para a Votorantim.

 

- Somos a empresa número 1 em cimento no mundo e pretendemos continuar crescendo no Brasil não apenas no cimento, mas também em nossas outras atividades - diz Thierry Métro, presidente da Lafarge Cimento no país.

 

Com estes ativos, a empresa passará a ter atuação nacional, com vendas em quatro das cinco regiões brasileiras, tornando-se uma das três maiores empresas de cimento do país - com capacidade para produzir anualmente 7 milhões de toneladas - em um mercado dinâmico, que vem crescendo acima de 10% em 2010 e com perspectivas similares para 2011. A expansão está sendo acompanhada de um investimento de R$ 60 milhões em projetos de melhorias de produtividade de suas cinco unidades de cimento já existentes, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.

Contatos

Publicom Assessoria de Comunicação

 

 

Bruna Capucci

bcapucci@publicom.com.br

 

Fernanda Castelo Branco

fcastelobranco@publicom.com.br

 

Tel: (21) 2543-3388

 

Ferramentas

Cadastrar:
Favoritos:

Para Thierry Métro, o setor está apresentando um crescimento recorde este ano em virtude da melhora da economia e de ações governamentais como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Minha Casa, Minha Vida. "A economia brasileira está cada vez mais robusta e os índices são positivos, com aumento da renda e crescimento nos financiamentos. Teremos a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016. O mercado continuará crescendo e vamos acompanhar o bom ritmo do setor da construção civil", complementa.

 

Além destas unidades com cerca de 300 empregados, todos transferidos para a Lafarge como parte do acordo de venda de ações, foram assinados contratos de longo prazo para o fornecimento de escória no Rio de Janeiro, o que aumentará significativamente a capacidade de produção da Lafarge na região, permitindo à empresa oferecer uma gama maior de produtos a seus clientes no estado.

Sobre as novas unidades

A unidade de Caaporã (PB) iniciou operação em 1988, tem capacidade de 1,5 milhão de toneladas/ano e é responsável pelo abastecimento dos três Centros de Distribuição, localizados em Recife, Cabo de Santo Agostinho (ambos em PE) e em Natal (RN). Já Candeias, a unidade baiana, fica na Grande Salvador, a cerca de 8 km do Porto de Aratu e produz 320 mil toneladas/ano.

 

Localizada a 100 km de Brasília e a 157 km de Goiânia, a unidade de Cocalzinho (GO) foi inaugurada em 1961. Em 2007 foi transformada em uma unidade de pozzolana e uma estação de moagem de cimento. Desde então, produz 350 mil toneladas de cimento/ano.

Sobre a Lafarge Cimento

A Lafarge atua há mais de 50 anos no Brasil na atividade de cimento. Até a data de hoje, a empresa concentrava suas operações na Região Sudeste, com unidades nos municípios de Arcos, Matozinhos, Montes Claros e Santa Luzia, em Minas Gerais; e em Cantagalo, no Rio de Janeiro. A empresa, que comercializa as marcas de cimento Mauá, Campeão, Montes Claros e Maxx Concreto, fechou o ano de 2009 com recorde de produção e vendas: 3,5 milhões de toneladas.

A campanha

A Lafarge investiu R$ 5 milhões no lançamento de seus produtos nos novos mercados do Nordeste e Centro-Oeste. Desenvolvida pela agência mineira Filadélfia, a campanha coloca o pedreiro como personagem principal e está sendo veiculada em rádio, TV, outdoors, mobiliário urbano e anúncios em mídias impressas. Os pontos de venda receberão peças de merchandising como banners, wobblers, stoppers, bandeirolas e infláveis na forma de sacos de cimentos.

 

- O relacionamento e a confiança são os pontos fortes do dia-a-dia com nossos clientes. Realizaremos encontros com cerca de dois mil clientes varejistas em todas as cidades nas quais passaremos a comercializar as nossas marcas, diz Rogério Silva, diretor de marketing, comercial e logística da Lafarge Cimento.

 

Os produtos da Lafarge serão apresentados na VII Feira Internacional de Materiais, Equipamentos e Serviços da Construção (Ficons), que acontece de 14 a 18 de setembro em Recife e Olinda/PE. A Lafarge também patrocinou o Forró de Campina Grande, na Paraíba, onde os visitantes puderam tirar fotos com estátuas vivas de cimento e ganharam brindes exclusivos da empresa.

Informações complementares

A Lafarge é líder mundial em materiais de construção, com posições de destaque em todas as suas atividades: Cimento, Concreto & Agregados e Gypsum (Gesso). Com mais de 78 mil empregados em 78 países, a empresa registrou um faturamento de 15,9 bilhões de Euros em 2009. Em 2010, pelo sexto ano consecutivo, a Lafarge figurou na lista das "100 Empresas mais Sustentáveis do Mundo". Em seu centro de pesquisas de materiais de construção pioneiro no mundo, a Lafarge coloca a inovação no centro das suas prioridades, contribuindo para a sustentabilidade da construção civil e a criatividade arquitetônica.

 

Presente no Brasil desde 1959, com as novas unidades e mercados a Lafarge passa a contar com 1,6 mil empregados e um parque industrial distribuído nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Paraíba, Bahia e Pernambuco. Além das 8 fábricas e estações de moagem da atividade Cimento, a empresa possui 41 unidades de produção de Concreto (nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo), três áreas de mineração de grande porte para a produção de Agregados (no Rio de Janeiro e em São Paulo), e duas fábricas de Gesso (em Pernambuco).

  • Enviar
  • Imprimir
  • Favoritos

Pesquisa & Inovação

Uma prioridade da Lafarge

Veja o que a Lafarge tem feito na área de Pesquisa & Inovação no setor de materiais de construção. 

LafargeHolcim. Cement, aggregates, Concrete.