Últimas notícias / releases
  • Enviar
  • Imprimir
  • Favoritos

Data 26/02/2014

Lafarge inaugura Unidade de Cimento no Rio

 

 

 

 

A Lafarge, líder mundial em materiais de construção e uma das maiores indústrias cimenteiras do país, inaugurou na quarta-feira (26/02), a Unidade de Cimento Rio, em Santa Cruz, Zona Oeste o Rio de Janeiro. A instalação é resultado de um investimento de R$ 70 milhões e é responsável pela geração de 50 empregos diretos e mais de 170 indiretos.

 

"O Rio de Janeiro está vivendo uma fase de crescimento acelerado, com muitos desafios e oportunidades para a indústria da construção, como a demanda por novas moradias e obras de infraestrutura, e os projetos de melhoria da mobilidade urbana. A Lafarge está participando deste momento, investindo na ampliação da sua capacidade produtiva já existente e, também, em pesquisa", diz Alexis Langlois, presidente da Lafarge Brasil.

 

A Unidade de Cimento Rio ocupa uma área de mais de 57 mil m² às margens da Avenida Brasil, para facilitar a logística de operação. Ela vai operar integrada à fábrica da Lafarge já existente em Cantagalo, na Região Serrana do estado,com o compartilhamento de matérias-primas necessárias para a produção de cimento. No primeiro ano, a produção será de 500 mil toneladas e até 2015 atingirá sua capacidade plena de 750 mil toneladas.

 

A nova unidade produzirá dois tipos de cimento Campeão, uma das marcas comercializadas pela Lafarge no estado. São eles: o CPIII-40 RS ensacado, para utilização em todas as etapas de pequenas ou grandes obras, da fundação ao acabamento; e o CP II E-40, vendido a granel e voltado para o consumidor industrial. O processo de produção não gera CO2 e não usa água industrial.

 

Além da nova Unidade de Cimento Rio, a Lafarge inaugura também este ano, no bairro do Rio Comprido, um Laboratório de Soluções Construtivas. Será o primeiro das Américas e quinto da empresa no mundo, e representará um passo importante para a realização da ambição do Grupo Lafarge de contribuir para a construção de cidades melhores.

 

Construindo Cidades Melhores

 

A ambição global da Lafarge é contribuir para a construção de cidades melhores, desenvolvendo produtos com valor agregado, sistemas de construção, soluções e serviços para fazer frente aos desafios da crescente urbanização. Em 2050, cerca de 70% da população mundial, estimada em 9 bilhões de pessoas, estarão vivendo em cidades, contra pouco mais de 50% hoje (ONU/2011). A urbanização em uma escala como esta será um desafio e uma oportunidade para a indústria da construção, inclusive para a Lafarge, que está presente em todo o mundo, particularmente nos países emergentes onde o Grupo está fortemente estabelecido. No Brasil, a população urbana é superior a 84% (Censo/2010), o déficit de habitação é de 6 milhões de moradias (Ministério das Cidades/2008) e os desafios relacionados à mobilidade são enormes. Para atender a estas demandas, construir rápido se tornou uma necessidade e a Lafarge está desenvolvendo novos produtos e soluções para melhorar a produtividade das obras, tornando-as mais simples, seguras e eficientes.

 

 

A Lafarge no Brasil

 

Presente no Brasil desde 1959, a Lafarge é uma das principais empresas do país no setor de materiais de construção, com um portfólio de marcas que incluem os cimentos Mauá, Campeão e Montes Claros, e as linhas de concretos especiais Ultra Series, Artevia e Hydromedia. A empresa possui cerca de 1800 empregados no país e um parque industrial distribuído pelos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Paraíba, Bahia e Pernambuco. Além das dez fábricas e estações de moagem de cimento, são mais de 50 unidades para a produção de concreto, entre centrais móveis e fixas, e três áreas de mineração de agregados. Informações adicionais estão disponíveis no website www.lafarge.com.br.

 

 

A Lafarge no Mundo

 

Líder mundial em materiais de construção, a Lafarge emprega 64 mil empregados em 62 países, e registrou vendas de 15,2 bilhões de euros em 2013. Com posições de destaque em suas  linhas de Cimento, Concretos e Agregados, a Lafarge contribui para a construção de cidades em todo o mundo com soluções inovadoras para torná-las mais acessíveis, mais compactas, mais duráveis, mais bonitas e melhor conectadas. Com seu centro de pesquisa em materiais de construção pioneiro no mundo, a Lafarge coloca a inovação no centro das suas prioridades, trabalhando para a construção sustentável e criatividade arquitetônica. Informações adicionais estão disponíveis no site www.lafarge.com.

 

 

Contatos para a imprensa – S2Publicom

Tel.: (21) 2543-3388

 

Amanda Vidigal

amanda.vidigal@s2publicom.com.br

 

Jannaina Costa

 

jannaina.costa@s2publicom.com.br

Ferramentas

Cadastrar:
Favoritos:
  • Enviar
  • Imprimir
  • Favoritos

Pesquisa & Inovação

Uma prioridade da Lafarge

Veja o que a Lafarge tem feito na área de Pesquisa & Inovação no setor de materiais de construção. 

LafargeHolcim. Cement, aggregates, Concrete.