Últimas notícias / releases
  • Enviar
  • Imprimir
  • Favoritos

Data 09/10/2014

Projeto arquiteto de família ganha o apoio da Lafarge

 

 

 

Na semana que se comemora o Dia Mundial do Habitat, a Lafarge,o Instituto Vital Brazil e a ONG Soluções Urbanas dão início nesta quinta-feira, 9 de outubro, ao projeto de Soluções para Melhorias Habitacionais, em Niterói. O projeto irá capacitar e qualificar 40 profissionais da construção e pessoas que já atuam na auto construção dos morros Vital Brasil, Souza Soares e Cavalão. Os profissionais formados realizarão reformas em 20 casas da comunidade, promovendo intervenções voltadas para o conforto térmico, eliminação de umidade e reforço estrutural, com o objetivo de melhorar a saúde e a segurança das moradias.

 

A ação terá duração de três meses. A Lafarge vaifornecer o Cimento Mauá para as obras, além de subsidiar a compra dos demais materiais de construção e parte dos custos para viabilizar o curso. O restante do investimento, com recursos humanos, planejamento e infraestrutura, faz parte da contrapartida da ONG Soluções Urbanas com o Instituto Vital Brazil. A remuneração dosprofissionais que atuarem nas obrasserá financiada pelo Fundo Rotativo Solidário, gerido pela ONG,e o valor será devolvido ao Fundo pelas famílias beneficiadas em até seis meses, sem juros.

 

A mobilização, os projetos das reformas, a gestão das obras e a supervisão das atividades práticas dos alunos do curso serão desenvolvidas pela equipe da ONG Soluções Urbanas e as intervenções nas casas vão ocorrer até o fim deste ano. O curso, que será realizado até o final de novembro, terá vagas para profissionais interessados em aprender e aperfeiçoar técnicas de obras. Durante as aulas, os participantes irão aprender a identificar os problemas habitacionais, entender suas implicações na saúde dos moradores e saber como evitá-los ou minimizá-losem aulas teóricas e práticas.

 

A iniciativa acontece no âmbito do Projeto Arquiteto de Família, realizado pela ONG Soluções Urbanas em cooperação com o Instituto Vital Brazil, que desde 2009 investe em melhorias habitacionais no Morro Vital Brazil como forma de promover a saúde na comunidade. A sinergia do projeto com a Lafarge é grande; a empresa tem ambição contribuir para a construção de cidades melhores, facilitando o acesso a moradias dignas e sustentáveis nos países onde atua. "Promover a melhoria da Saúde & Segurança e possibilitar às pessoas o acesso a habitações sustentáveis e dignas fazem parte das nossas Ambições de Sustentabilidade 2020.As reformas vão contribuir para mitigar riscos, aumentar a qualidade de vida das pessoas e melhorar as suas casas", diz Grasiella Drummond, gerente de Habitação Popular.

 

Ao longo do projeto, serão realizados workshops entre os profissionais da Lafarge, da ONG Soluções Urbanas e pesquisadores do Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética da Universidade Federal Fluminense para discutir e desenvolver soluçõestécnicas que contribuam para a solução dos problemas habitacionais recorrentes nas moradias autoconstruídas em favelas do Rio de Janeiro, com base na realidade vivida pela ONG no dia a dia da atuação dos seus técnicos em campo e na experiência da Lafarge em outros países. A ideia é que, com as informações levantadas, a empresa possa desenvolver novos materiais construtivos para desafios similares.

 

 

Informações Complementares

 

Sobre a Lafarge - No Brasil desde 1959, a Lafarge é uma das principais empresas do país no setor de materiais de construção, com 2 mil empregados e um portfólio de marcas que incluem os cimentos Mauá, Montes Claros e Lafarge Plus, e as linhas de concretos especiais Ultra Series, Artevia e Hydromedia. Seu parque industrial, distribuído nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste conta com dez fábricas e estações de moagem de cimento, mais de 50 unidades para a produção de concreto, entre centrais móveis e fixas, e quatro áreas de mineração de agregados.

 

Sobre o Instituto Vital Brazil - O Instituto Vital Brazil (www.vitalbrazil.rj.gov.br) é uma instituição de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros, um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos e produtor de medicamentos estratégicos para o Ministério da Saúde.

 

Sobre a ONG Soluções Urbanas - Fundada em 2002 para atuar no âmbito das discussões relativas ao Direito à Cidade, atua desde 2008 em Niterói em projetos de melhoria da qualidade do ambiente construído, pela Cooperação Técnico Científica com o Instituto Vital Brazil, entre eles o Projeto Arquiteto de Família. Em 2011 passou a integrar a Rede de Cooperação em Pesquisa pelo Desenvolvimento de Tecnologia Social para Habitação de Interesse Social da FINEP. Em 2012 iniciou parceria com a organização American Planning Association e atuou com recursos do Departamento de Estado do Governo dos EUA no desenvolvimento de Núcleos Habitacionais Urbanos Sustentáveis e Inclusivos, no Morro Vital Brazil. Em 2013 recebeu pelo Projeto Arquiteto de Família a certificação em Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil, um Prêmio das Organizações Globo e o Prêmio Inovação FINEP, na etapa regional, na categoria Tecnologia Social. A Associação Soluções Urbanas vem atuando fortemente na construção de Políticas Públicas e na discussão de modelos de negócio sustentáveis para viabilizar Assistência Técnica e Melhorias Habitacionais para promoção da habitação saudável e da moradia digna.

 

Contatos para a imprensa – S2Publicom

 

 

Tel: (21) 2543-3388

 

Kate Moraes / kate.moraes@s2publicom.com.br

Utama Rhodes / utama.rhodes@s2publicom.com.br

Ferramentas

Cadastrar:
Favoritos:
  • Enviar
  • Imprimir
  • Favoritos

Pesquisa & Inovação

Uma prioridade da Lafarge

Veja o que a Lafarge tem feito na área de Pesquisa & Inovação no setor de materiais de construção. 

LafargeHolcim. Cement, aggregates, Concrete.