Últimas notícias / releases
  • Enviar
  • Imprimir
  • Favoritos

Data 13/03/2015

Lafarge e Sebrae/RJ lançam curso na Rocinha

 

 

 

Parceria dará início a projeto para qualificar pedreiros da comunidade com foco em empreendedorismo

 

 

A partir deste sábado (14/3), moradores da Rocinha que trabalham no setor da construção civil terão a oportunidade de aperfeiçoar sua atuação profissional na área, graças a uma parceria entre o Sebrae/RJ (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro) e a Lafarge, líder mundial em materiais de construção e uma das maiores indústrias cimenteiras do país. A comunidade receberá a fase piloto do projeto, que inicialmente formará 25 profissionais, e deve chegar a outras comunidades do Rio de Janeiro ainda em 2015.

 

 

Com objetivo de promover o aperfeiçoamento técnico e gerencial, além de estimular a formalização dos empreendedores que atuam no setor de serviços da construção civil, como pedreiros e mestres de obras na comunidade da Rocinha, o programa contempla temas como formação de preços, finanças, compras e vendas, administração e orçamento, além de módulos técnicos, que envolvem soluções para alguns dos principais serviços de uma obra. O projeto também conta apoio da Associação de Cimento Portland (ABCP) e da InovaUrbis.

 

De acordo com o coordenador da área de Construção Civil do Sebrae/RJ, Marcos Augusto Cerqueira de Vasconcellos, as atividades relacionadas a construção civil possuem destaque no cenário de formalização dos Microempreendedores Individuais (MEI) no estado. Trata-se de um público geralmente posicionado no mercado das reformas e obras de autogestão, com elevada demanda por aperfeiçoamento técnico e gerencial. “A união de esforços entre Sebrae/RJ e Lafarge oferece ao MEI da construção civil uma enorme oportunidade para o seu amadurecimento profissional e posicionamento no mercado”, ressalta.

 

A fase piloto do projeto terá início com uma grande palestra organizada pelo Sebrae/RJ, que focará nas oportunidades de mercado para empreender neste setor. Serão aulas teóricas e práticas, sempre aos sábados, somando uma carga horária de 30 horas. A expectativa é melhorar a qualidade técnica e aumentar a formalização dos profissionais que já atuam neste mercado, seja nos projetos de reforma na comunidade ou em outras obras, contribuindo para aumentar a renda das famílias.

 

- Para a Lafarge é muito importante contribuir para a qualificação dos profissionais do setor que estão no mercado. A companhia já desenvolveu outros projetos na Rocinha e temos a certeza de que esta iniciativa será mais uma que contribuirá para as ações de melhorias habitacionais sustentável no longo prazo, assim como para a ambição global do grupo de contribuir para a construção de cidades melhores. – afirma Grasiella Drumond, gerente de Habitação Popular da Lafarge.

 

Além das capacitações, o Sebrae/RJ também disponibilizará aos participantes atendimento para formalização como Microempreendedores Individuais (MEI) e oficinas com temas técnicos.

 

Sobre a Lafarge:

No Brasil desde 1959, a Lafarge é uma das principais empresas do país no setor de materiais de construção, com cerca de 2 mil empregados e um portfólio de marcas que incluem os cimentos Mauá, Montes Claros e Lafarge Plus, e as linhas de concretos especiais Ultra Series, Artevia e Hydromedia. Seu parque industrial, distribuído nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste conta com dez fábricas e estações de moagem de cimento, mais de 50 unidades para a produção de concreto, entre centrais móveis e fixas, e quatro áreas de mineração de agregados. Informações adicionais estão disponíveis no website www.lafarge.com.br.

 

Líder mundial em materiais de construção, com presença em 61 países e 63 mil empregados, o Grupo Lafarge registrou vendas de 12,8 bilhões de euros em 2014. Com posições de destaque em suas  linhas de Cimento, Concretos e Agregados, a Lafarge contribui para a construção de cidades em todo o mundo com soluções inovadoras para torná-las mais acessíveis,  mais compactas, mais duráveis, mais bonitas e melhor conectadas. Com seu centro de pesquisa em materiais de construção pioneiro no mundo, a Lafarge coloca a inovação no centro das suas prioridades, trabalhando para a construção sustentável e criatividade arquitetônica. Informações adicionais estão disponíveis no site www.lafarge.com.

 

Sobre o Sebrae/RJ:

Com importante papel no crescimento econômico do estado, o Sebrae/RJ (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro) desenvolve mais de 130 projetos de norte a sul do Rio de Janeiro. Suas ações levam em consideração as vocações econômicas locais e incluem capacitação de empresários e suas equipes, educação empreendedora, orientação para abertura de negócios, estímulo à inovação e difusão de informações e novas tecnologias, orientação para o acesso ao crédito e eventos direcionados para a inserção em mercados nacionais e internacionais.

 

Sua atuação está voltada para o fortalecimento das cadeias produtivas fluminenses, com foco na competitividade, na sustentabilidade e nos diferenciais que podem ajudar as micro e pequenas empresas a vencerem os crescentes desafios do mercado. Também está entre as prioridades estratégicas do Sebrae/RJ fomentar o empreendedorismo e a formalização de empresas, estimulando a geração de emprego e renda, utilizando programas específicos de desenvolvimento da cultura empreendedora e de capacitação empresarial. Para quem já é ou quer ser empresário, o Sebrae é a opção mais fácil e econômica de obter informações e conhecimento para apoiar as suas decisões. Somos quem mais entende de pequenos negócios. Para mais informações, acesse www.sebrae.com.br/riodejaneiro.

Mais informações:

Lafarge
Alicia Baptista

T  +55 21 2543 3388 / +55 21 98108-0003
alicia.baptista@s2publicom.com.br

 

Sebrae/RJ
Mariangela Santos // Anna Carolina Fernandes // Renata Monteiro
Contato: 21 2212-7969 / 7978 / 7972 / 7956
imprensa@sebraerj.com.br

Ferramentas

Cadastrar:
Favoritos:
  • Enviar
  • Imprimir
  • Favoritos

Pesquisa & Inovação

Uma prioridade da Lafarge

Veja o que a Lafarge tem feito na área de Pesquisa & Inovação no setor de materiais de construção. 

LafargeHolcim. Cement, aggregates, Concrete.