Últimas notícias / releases
  • Enviar
  • Imprimir
  • Favoritos

Data 01/04/2015

Lafarge inaugura Laboratório de Edificações em escola estadual do Rio

 

 

 

 

A Lafarge e a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro inauguraram, nesta terça-feira (31/03), o laboratório Joseph de Lafarge no Centro Interescolar Estadual Miécimo da Silva, em Campo Grande. O espaço será destinado a aulas práticas para os alunos do curso de Técnico em Edificações da unidade. Estiveram presentes na inauguração o governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, o secretário de Estado de Educação, professor Antonio José de Paiva Vieira Neto, e o presidente da Lafarge no Brasil, Alexis Langlois.

 

- Quero dar oportunidades aos jovens de realizarem seu Ensino Médio e saírem com uma profissão. Já temos muitas escolas em parceria com o setor privado e vamos fazer uma série de outras. Não há ambiente melhor do que a escola, porque é aqui que os cidadãos são formados - disse o governador Luiz Fernando Pezão.

 

O secretário de Educação, Antônio Neto, destacou a importância da formação de profissionais para atuarem na indústria da Construção Civil.


- Estamos elevando a qualificação dos alunos com a instalação desse laboratório de última geração. A ideia é juntar as duas forças: a experiência do setor público na área de educação e a agilidade do setor privado para que possamos fazer um curso profissionalizante com mais qualidade - afirmou.

 

Por sua vez, o presidente da Lafarge destacou que a parceria da empresa com o Governo será de longo prazo.

 

- Hoje temos a satisfação de inaugurar este novo laboratório e reafirmar que a parceria entre a Lafarge e o Governo do Estado é de longo prazo. Queremos que nossos profissionais contribuam com conhecimento técnico e que os alunos possam utilizar o  espaço da melhor maneira possível, desenvolvendo novas ideias e projetos - afirmou Langlois.

 

Com investimento de R$ 400 mil, o Laboratório Joseph de Lafarge faz parte da parceira entre a Lafarge e a Secretaria de Estado de Educação dentro do Programa Dupla Escola, que objetiva agregar ao Ensino Médio competências indispensáveis para a vida profissional e pessoal dos estudantes. O laboratório, nomeado em homenagem ao fundador da Lafarge, que criou a empresa em 1833 para explorar a pedreira de calcário em Mont Saint-Victor (França), beneficiará 266 alunos do curso de Edificações já em 2015.

 

O espaço possui 80m², dividido em dois ambientes: uma área para teste de cimento e agregados e outra área para teste de concreto e argamassa. Os insumos necessários para o funcionamento do laboratório serão fornecidos pela empresa, que também promoverá a troca de informações e conhecimento entre alunos e professores com profissionais do mercado de trabalho e do segmento da Construção Civil.

 

O Programa Dupla Escola tem como objetivo transformar a unidade escolar convencional em um espaço de oportunidade para o aluno, onde ele entenda que o investimento nos estudos é importante para o seu futuro. Dupla Escola significa duas vezes escola: jornada dupla. E, para manter um adolescente na escola em tempo integral, é importante que o espaço seja atrativo. Assim, é necessário que a política de educação entenda o que o jovem quer e atenda aos seus anseios.

 

 

Sobre a Lafarge

 

No Brasil desde 1959, a Lafarge é uma das principais empresas do país no setor de materiais de construção, com cerca de 2 mil empregados e um portfólio de marcas que incluem os cimentos Mauá, Montes Claros e Lafarge Plus, e as linhas de concretos especiais Ultra Series, Artevia e Hydromedia. Seu parque industrial, distribuído nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste conta com dez fábricas e estações de moagem de cimento, mais de 50 unidades para a produção de concreto, entre centrais móveis e fixas, e quatro áreas de mineração de agregados. Informações adicionais estão disponíveis no website www.lafarge.com.br.

 

Líder mundial em materiais de construção, com presença em 61 países e 63 mil empregados, o Grupo Lafarge registrou vendas de 12,8 bilhões de euros em 2014. Com posições de destaque em suas  linhas de Cimento, Concretos e Agregados, a Lafarge contribui para a construção de cidades em todo o mundo com soluções inovadoras para torná-las mais acessíveis,  mais compactas, mais duráveis, mais bonitas e melhor conectadas. Com seu centro de pesquisa em materiais de construção pioneiro no mundo, a Lafarge coloca a inovação no centro das suas prioridades, trabalhando para a construção sustentável e criatividade arquitetônica. Informações adicionais estão disponíveis no site www.lafarge.com.

 

 

 

 

Mais informações:

Ferramentas

Cadastrar:
Favoritos:
  • Enviar
  • Imprimir
  • Favoritos

Pesquisa & Inovação

Uma prioridade da Lafarge

Veja o que a Lafarge tem feito na área de Pesquisa & Inovação no setor de materiais de construção. 

LafargeHolcim. Cement, aggregates, Concrete.